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7 dicas de bem-estar no trabalho

Algumas atitudes simples podem ajudar a melhorar não só a produtividade, como também o relacionamento com os colegas de trabalho. A psicóloga Lucila Dórea, especialista em terapia cognitvo-comportamental, listou algumas formas simples de melhorar seu bem-estar no trabalho. Confira as dicas a abaixo:

1. Organize o tempo e as tarefas

Organizar a agenda, tendo em mente o tempo disponível e as tarefas a serem realizadas, vai te ajudar a ser mais produtivo.  Liste o que é preciso ser feito e, ao lado, coloque quanto tempo levará para executar.  Depois organize por ordem de importância.  Dica: Coisas rápidas e fáceis podem ser incluídas entre tarefas mais longas e complexas, mesmo que não sejam as mais urgentes, pois cada tarefa que você riscar da lista te dará um novo ânimo!  Não se esqueça de ficar feliz e se parabenizar por cada tarefa feita, mesmo que mentalmente!

2. Passe menos tempo nas redes sociais

Evite perder tempo nas redes sociais durante o horário de trabalho. Elas consomem seu tempo sem você perceber e isso acaba gerando um sentimento ruim de frustração, quando você percebe que deixou de fazer algo importante pois se distraiu no Facebook.  Se for difícil resistir (sabemos que é!), considere a possibilidade de apagar os ícones dos aplicativos do seu smartphone. Não se engane, cada uma dessas redes sociais foi pensada de forma a atrair sua atenção e é realmente difícil não clicar!  Fique atento aos “pensamentos permissivos” como: “vai ser só um minuto”; “estou precisando relaxar”; “posso fazer a tarefa assim que olhar essa mensagem”; “eu mereço um intervalinho”.  Assim como quando estamos de dieta e damos um jeitinho para escapulir, o mesmo acontece com o uso das redes sociais! Então, uma boa estratégia é você, sabendo que pode criar armadilhas pra você mesmo, já ter as respostas em pensamentos ou planos:  ”posso usar meu intervalo para tomar um delicioso café”; “pelas experiências passadas, sei que vou demorar muito mais do que um minuto e isso vai me prejudicar”; “vou ficar bem feliz se conseguir terminar essa tarefa e bem frustrado se não”. Se você precisa usar o Facebook para o trabalho, existem aplicativos que bloqueiam o feed de notícias, assim você pode se concentrar no que precisa ser feito e não nas fotos e reportagens sobre tudo mais.

3. Busque cooperação em vez de competição

Procure cooperar em vez de competir no ambiente de trabalho.  É muito mais produtivo e agradável viver em um ambiente de cooperação.  As relações interpessoais tendem a ter o tom que damos, seja um bom exemplo do que você espera encontrar em seu colega.  E, acredite, você vai muito mais longe trabalhando em equipe, sendo verdadeiro e ajudando seus colegas de trabalho do que adotando uma postura egoísta e tentando trazer para você todos os méritos.  Os bons profissionais vão se destacar sempre.  Concentre-se em ser um bom profissional em todos os sentidos, inclusive nas relações interpessoais.

4. Observe sua forma de falar

Observe como você fala com seus colegas e seus líderes no trabalho. Use palavras de forma assertiva.  Lembre que para cada situação, muitas interpretações são possíveis.  Observe a reação das pessoas quando você fala algo.  Será que você está passando a mensagem que deseja?  O tom de voz, a emoção que está presente no momento da fala e suas expressões faciais vão aparecer talvez mais do que o conteúdo da sua fala.  Esteja consciente desses pontos.

5. Observe seus pensamentos

Se algo te irritar, procure observar os seus pensamentos em relação à situação. Veja se existe alguma outra forma de interpretar o que aconteceu.  Imaginar que o seu chefe agiu de determinada forma “só pra te prejudicar” pode ser verdade, mas há uma grande probabilidade de não ser exatamente isso.  Esteja aberto a outras interpretações.  Se fosse outra pessoa em seu lugar, será que ela pensaria exatamente a mesma coisa que você?  Se questione! Talvez não tenha sido essa a intenção dele, talvez ele esteja em um dia ruim, talvez ele não soube se expressar.

6. Respeite e, principalmente, aprenda com as diferenças!

Geralmente não gostamos quando a equipe decide por algo que não concordamos.  Mas é importante ter em mente que existem muitas formas diferentes de pensar uma situação e o que você pensou pode realmente não ser o melhor caminho.  Adote uma postura curiosa em relação ao que irá acontecer em vez de pensar: “isso não vai dar certo” ou  ”não concordo”.  Que tal não concordar mas estar aberto ao novo? Colegas que organizam suas tarefas de forma diferente da sua podem ser uma fonte de aprendizado (tanto para você adquirir uma habilidade que não tem, quanto para você ver um modelo que não quer seguir)  e não uma fonte de irritação.

7. Relaxe

Para relaxar entre uma tarefa e outra: alongue, beba água, tome um café quentinho ou um suco, converse com os colegas, dê risada. Você pode levantar, ir para área externa, ir ao banheiro ou olhar a janela por alguns minutos!  Seja criativo e encontre algo que te dê prazer em pouco tempo.  Mas lembre-se: não entre nas redes sociais!  Essa não é a melhor forma de relaxar nesse momento. Existem muitos caminhos para ser feliz no ambiente de trabalho.  Algumas variáveis estão sob o nosso domínio e outras não.  É sempre mais sábio focarmos nos que podemos escolher e mudar.  Se não podemos mudar algumas regras ou a cultura da instituição que trabalhamos, podemos mudar a forma que nos relacionamos com elas.   E se o que você deseja está fora do lugar que você está, há sempre formas de buscar seus sonhos.  Se sozinho é mais difícil, uma terapia pode ajudar!  O mais importante é estar consciente, reflexivo e curioso sobre si mesmo e sobre o mundo que nos cerca! Bom trabalho!

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