BLOG

A IMPLANTAÇÃO DO NÚCLEO DE PESQUISA NA CICLOS E SUA IMPORTÂNCIA

A possibilidade de utilizar métodos científicos para avaliar de forma estruturada e ética o trabalho na área da saúde mental, especialmente o que é desenvolvido em nossa clínica, foi o desejo que mobilizou os membros da equipe multiprofissional para a implantação de um Núcleo de Pesquisa em nossa unidade. Esse desejo surgiu a partir da inquietação que sentíamos em não ter, antes disso, como quantificar e/ou comprovar de maneira objetiva a melhora observada e relatada por nossos pacientes e familiares tanto do hospital-dia, quanto do ambulatório, assim como, não tínhamos como identificar o que vinha dando resultados menos ou mais efetivos.

A possibilidade de avaliar de forma estruturada o trabalho desenvolvido, nos traz informações valiosas, tanto para aprimorar e ampliar as intervenções que se mostram eficazes, sejam elas realizadas no âmbito individual, grupal e/ou com familiares, quanto para poder refletir a respeito, modificar ou reestruturar as estratégias que não alcançam o resultado esperado.

Esse movimento é coerente com a preocupação que temos em continuamente avaliar e melhorar o trabalho que é realizado. Nós, enquanto instituição e equipe, queremos alcançar sempre melhores resultados.

Outro ponto que nos motivou a investir na implantação do Núcleo de pesquisa é a possibilidade que a pesquisa traz de divulgar os métodos desenvolvidos e resultados alcançados, por meio da publicação dos estudos, para que outras pessoas e outros profissionais possam conhecer, utilizar e/ou incluir em sua prática os métodos que comprovadamente se mostram eficazes.

Compartilhar o conhecimento que temos construído a partir de nossa prática, para que a comunidade científica e outras instituições possam se beneficiar e se utilizar desse conhecimento, é a forma que temos de contribuir, de forma indireta, para melhoria da qualidade de vida de um maior número de pessoas.

O Núcleo de Pesquisa da Ciclos está sendo implantado desde agosto deste ano, tendo como pesquisadora responsável a psicóloga Tatiana Gonçalves e consultoria e supervisão da neuropsicóloga Stella Sarmento, que tem grande expertise em pesquisas em psicologia e saúde mental. O seu conhecimento tem contribuído para que possamos estabelecer nosso Núcleo em bases sólidas e desenvolver pesquisa de forma ética, respeitando as diretrizes estabelecidas e utilizando métodos válidos e respeitados na comunidade científica.

O principal objetivo do Núcleo de pesquisa CICLOS é fomentar a discussão e a produção do conhecimento científico na área de Saúde Mental e afins, bem como, desenvolver atividades na área de ensino, pesquisa e extensão com intuito de contribuir com a prática profissional de profissionais da área e verter os conhecimentos construídos em benefício da sociedade. Este é um dos nossos maiores sonhos e temos trabalhado de forma incessante para alcança-lo.

© 2024 - CICLOS - Todos os direitos reservados.