BLOG

Avaliação neuropsicológica – uma ferramenta de extrema importância na saúde mental

A clínica CICLOS, buscando atender uma grande demanda, passará a oferecer mais um serviço extremamente importante na área da saúde mental:  a avaliação neuropsicológica.

A avaliação neuropsicológica é o exame da relação entre a atividade do sistema nervoso e os processos de comportamento, cognição e emoção dos seres humanos. Geralmente são avaliados os processos de memória, atenção, velocidade de pensamento, capacidade de execução de determinadas tarefas, localização no tempo e espaço, respostas emocionais, dentre outros aspectos, a depender da dúvida a ser esclarecida.  Para isso, o neuropsicólogo utiliza testes psicológicos validados cientificamente e técnicas de entrevista clínica específicas.

Essa avaliação é importante tanto para os profissionais de saúde responsáveis pelo tratamento de um paciente, quanto para o paciente em si. Isso porque, através dela é possível obter um perfil neuropsicológico e cognitivo que traz evidências que podem auxiliar em diferentes contextos, tais como:

Situações onde a avaliação neuropsicológica é imprescindível para definição diagnóstica:
Avaliação de demências, Deficiência Intelectual, Transtornos da Aprendizagem.

Situações onde a avaliação neuropsicológica é complementar ao diagnóstico e para identificar comorbidades:
Existência de Síndrome Disexecutiva agravando o prognóstico de Traumatismo Cranioencefálico, existência de déficit de memória operacional agravando o compromentimento associado ao Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Situações onde traçar o perfil neuropsicológico é necessário para promover alvos terapêuticos :
Diagnósticos Diferenciais e Identificação de alvos para Reabilitação e Remediação Cognitiva.

Situações onde ocorreram prejuízos cognitivos, afetivos ou sociais em decorrência de eventos primários ou secundários ao sistema nervoso:
Traumatismo Cranioencefálico, Tumor Cerebral, Epilepsia, Acidente Vascular Encefálico, Doenças Endócrinas ou Metabólicas.

Situações geradas ou associadas a uma desregulação no balanço químico ou  elétrico do cérebro:
Afasias, Transtornos psiquiátricos, epilepsia sem causas conhecidas.

Situações que a eficiência neuropsicológica não é suficiente para o desenvolvimento pleno das atividades da vida diária, social,  acadêmica e profissional:
Transtornos Específicos do Desenvolvimento, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Deficiência Intelectual.

Situações onde a avaliação neuropsicológica pode ser usada também para questões forenses:
Ter evidências robustas sobre a consciência e aptdão do réu sobre a execução de determinados comportamentos, Analise de possíveis alterações cognitivas, emocionais ou funcionais do dia-a-dia associados a situações de vulnerabilidade.

O processo é realizado em até dez encontros a depender do caso. Ao final, o psicólogo é responsável por organizar e analisar os dados colhidos e elaborar um relatório detalhado a ser encaminhado para o profissional ou equipe solicitante.

Por demandarem além do tempo das consultas, o tempo para análise dos dados e elaboração de parecer, bem como, pelo uso de instrumentos (testes psicológicos pagos), as avaliações geralmente têm um valor elevado para o paciente, dificultando, muitas vezes, o acesso a essa ferramenta tão importante.  Pensando nisso, a CICLOS criou um pacote com valor diferenciado para realização das avaliações neuropsicológicas, viabilizando esse acesso para um maior número de pessoas.

Jônatas Reis Bessa
– Psicólogo graduado-UFBA.
– Especialização Avançada em Neuropsicologia – UFBA (em andamento).
– Membro da Clínica de Neuropsicologia Clínica e Cognitiva – UFBA.
– Membro do Language and Cognitive Group – Université Du Luxembourg.
– Experiência clínica na área de Neuropsicologia.

© 2024 - CICLOS - Todos os direitos reservados.