O tratamento em hospital-dia é indicado para pacientes que estão enfrentando prejuízos mais significativos em suas vidas por consequência do seu adoecimento psíquico. Com tratamento psiquiátrico e psicológico incluídos, o tratamento em hospital-dia vai além. Conta com o apoio de uma equipe multiprofissional especializada e uma proposta interdisciplinar, incluindo enfermagem, terapia ocupacional, educação física, arte-terapia, musicoterapia, entre outras. Com esse olhar e cuidado ampliado, incluímos de maneira mais acessível inúmeras ferramentas terapêuticas que auxiliam o paciente a alcançar a estabilização mais rapidamente do que se estivesse apenas nas consultas. No hospital-dia, a família também ganha mais tempo para ser ouvida, cuidada e orientada nos grupos de família.
Para entender melhor: Imagine um paciente com depressão. O médico orienta sobre o uso dos medicamentos e diz que realizar atividade física é muito importante, mas o paciente o está com dificuldade de organizar o mínimo da sua rotina, para ele é difícil tomar o medicamento de forma correta e ir para uma academia parece algo impossível. Ele também não tem se alimentado bem e não tem aderido à psicoterapia. A família está sem saber o que fazer para ajudar. No hospital-dia, a rotina de atividades estará pronta para ele, em um ambiente muito acolhedor e cercado de especialistas. Os demais pacientes já terão passado ou passam por dificuldades semelhantes e o paciente encontrará neles uma rede de apoio muito importante. Ele terá um leque de opções para decidir junto com a equipe quais as melhores opções para ele (dança, yoga, arteterapia, jardinagem). O hospital-dia funciona de 8h às 16h, os medicamentos do dia são separados e fornecidos pela equipe de enfermagem, a alimentação está incluída. Tudo flui para que o paciente seja bem sucedido em seu tratamento. No hospital-dia ele fará uma série de atividade terapêuticas, com apoio e ajuda. Fará também a psicoterapia e as consultas psiquiátricas. Receberá os remédios prescritos no horário correto e de forma organizada. A equipe estará perto. Ele conhecerá outras pessoas. Sua vida vai se reestruturando. Após sua melhora, é possível reduzir os dias de frequência, saindo de segunda a sexta para terças e quintas, por exemplo. Aos poucos ele vai retomando sua vida fora do hospital-dia, até estar pronto para alta. Tudo é pensado de forma personalizada para cada paciente, de acordo com seu diagnóstico e demandas individuais.
O hospital-dia funciona de 8 às 17h. O paciente pode frequentar de 1 à 5 vezes por semana, de segunda à sexta, a depender da sua necessidade.
QUERO AGENDAR
NOSSAS REDES