Os relacionamentos podem ser fontes de emoções predominantemente positivas ou negativas, fontes de satisfação e alegria, mas também muito sofrimento e frustração. Nesse texto trazemos algumas características a serem cultivadas para a construção de relacionamentos mais saudáveis e felizes!
Intimidade e cumplicidade:
São conquistadas com o tempo, quando uma pessoa se sente a vontade de mostrar suas falhas e erros para o(a) seu(sua) parceiro(a), pois sabe que receberá apoio e cuidado. Quando uma pessoa se sente livre para ser ela mesma, com suas qualidades e limitações, quando pode contar com o outro em seus momentos difíceis sem medo de ser julgada. Isso se constrói com atitudes de cuidado e respeito a cada dia. Quando duas pessoas conseguem vivenciar momentos de verdadeira intimidade com o(a) companheiro(a), o relacionamento tende a ser mais próximo e mais forte.
Diálogo com assertividade:
Esse é um dos grandes segredos de relacionamentos saudáveis. Quando o diálogo acontece de forma eficaz, os dois tendem a ter uma compreensão maior das necessidades do outro. Para um diálogo com assertividade acontecer, é importante saber escolher as palavras com cuidado, pensando em quem as escutará. Não vale a pena deixar a raiva falar mais alto e atrapalhar a comunicação. Por outro lado, é bom lembrar que escolher um bom momento para falar algo que o(a) incomodou é bem diferente de deixar pra lá e “esquecer”. Ser empático (se colocar no lugar do outro) com quem está te sinalizando que algo precisa melhorar é também um bom exercício para que a comunicação seja bem sucedida. Se você está em um relacionamento, esteja aberto ao diálogo isso te ajudará a ser mais feliz e realizado.
Respeito às diferenças:
Não adianta dialogar para sempre tentar impor suas necessidades e crenças ao outro. É necessário encontrar um ponto de equilíbrio. Somos diferentes e temos histórias diferentes. Ter isso em mente e estar aberto às diferenças pode ser muito enriquecedor e produtivo se, em vez de tentar moldar o outro de acordo com o seu ponto de vista de certo x errado, você aprenda outras formas de ver o mundo e de interpretar as situações. Pode ser muito libertador aprender com quem está ao seu lado. E isso significa também saber ceder.
Saber ceder:
Ceder em um momento e seu/sua parceiro(a) ceder em outro. Quando os dois cedem em algum momento, ninguém se sente anulado. Mas quando somente um cede e o faz sempre, algo precisará ser ajustado.
Admiração mútua:
Um relacionamento tem muito mais chances de crescer fortalecido quando há admiração mútua entre as pessoas. Tendemos a dar muito mais atenção às qualidades de alguém no começo do relacionamento. As qualidades nunca passam despercebidas no início! Mas, com o passar do tempo é comum que os defeitos comecem a chamar mais atenção. É muito importante se lembrar de olhar pro outro com aquele olhar que consegue perceber as qualidades do seu (sua) parceiro(a), lembrar de sorrir com algo bom que ele/ela faz pra você ou para outra pessoa, ou de admirar a forma que ele/ela defende o que acredita ou como ajuda alguém. Quais são as virtudes de quem está com você? Quais são os pequenos detalhes do jeito dele/dela que você adora? Nunca se esqueça de ser capaz de perceber isso! Esses pequenos encantos mantém os casais unidos e com vontade de estar perto um do outro.
Diversão:
Rir com seu parceiro e fazer coisas que vocês curtem é tão básico quanto tudo o mais que descrevemos! Não menospreze a importância disso! Momentos de diversão podem ser entre os dois e também com amigos. Cultivar uma vida social, com saídas a lugares agradáveis que os dois gostam traz um sentimento fundamental pra relação: a alegria! Use e abuse dessas dicas não apenas nos relacionamentos afetivos! Pode colocar em prática nas relações com amigos, família e trabalho também!
Se sozinho é mais difícil, se você tem tido dificuldades emocionais, relacionais ou comportamentais, um tratamento com profissional qualificado pode te ajudar. Cuide da sua saúde mental! Conheça a CICLOS! Conte conosco!
NOSSAS REDES