Afinal, o que é ansiedade e como tratá-la?

Afinal, o que é ansiedade? Todos os momentos nos deparamos com alguém nos dizendo que se sente ansioso e, como profissional de saúde,  diariamente ouço a pergunta que inicia este texto.  A ansiedade junto com a depressão é considerada hoje um problema de saúde pública, uma vez que, segundo dados da OMS,  33% da população mundial sofre com algum transtorno de ansiedade e muitas dessas pessoas terão algum prejuízo significativo em uma das áreas da sua vida, seja profissional, familiar e/ou social, precisando em alguns casos, inclusive, se afastar do trabalho.

A ansiedade é uma resposta de medo, ou seja, no cerne de toda resposta ansiosa existe um medo subseqüente a esta resposta. Por exemplo, se vamos realizar uma prova prática no DETRAN e nos sentimos ansiosos, isso significa que podemos ter medo de sermos reprovados, de não podermos dirigir, de termos de gastar mais dinheiro.  Ou seja, sempre que você se sentir ansioso, se pergunte: O que estou temendo neste momento? Assim, você vai começar a identificar por que você se sente ansioso.

A ansiedade é composta de sintomas fisiológicos, cognitivos e comportamentais. Os sintomas fisiológicos compreendem as reações físicas que sentimos no corpo, tais como: sudorese, taquicardia, falta de ar, etc. Os sintomas cognitivos compreendem a forma como processamos os eventos que passamos, tais como: medo de perder o controle, medo de morrer ou passar mal, etc. Já os sintomas comportamentais compreendem a nossa forma de agir uma vez que os sintomas cognitivos e/ou fisiológicos se fazem presente, por exemplo: evitando uma apresentação, gaguejando, deixando de sair, etc.

O entendimento da ansiedade e a identificação de cada um desses elementos farão com que você compreenda melhor o que acontece com você ao se sentir ansioso, o que geralmente já reduzirá a intensidade da sua ansiedade, porém se fazem necessárias mudanças em todas as esferas acima citadas. Em muitos quadros de ansiedade, o acompanhamento psicológico e médico pode ser um auxílio para a redução a níveis normais da sua ansiedade e, concomitantemente, o da qualidade de vida.

© 2024 - CICLOS - Todos os direitos reservados.