Atividade externa no tratamento em hospital-dia

Que tal começar a semana com um passeio pelo Parque da Cidade? Essa foi a atividade terapêutica na tarde de ontem. Os pacientes do hospital-dia desfrutaram de muitos momentos agradáveis, de tranquilidade e alegria!

“As pessoas, quando inseridas em um grupo motivador e acolhedor, onde há apoio mútuo, conseguem superar suas dificuldades e aprender novas formas mais saudáveis de estar na vida, rompendo padrões emocionais negativos e e modificando comportamentos disfuncionais”. – comenta a psicóloga e sócia da clínica Ciclos, Lucila Dórea.

Ela nos explica que, com o tratamento em hospital-dia, torna-se mais fácil vencer os sintomas da depressão ou de muitos outros transtornos psíquicos e sociais. Pessoas que tentam vencer o alcoolismo, por exemplo, começam a reconstruir uma rede de suporte social ao se inserir nas atividades grupais propostas pelo hospital-dia, conseguem reaprender a se relacionar com novas pessoas, retomam atividades saudáveis e prazeirosas não relacionadas ao uso do álcool. Aos poucos a auto-estima e auto-confiança, tão importantes para o bem-estar e qualquer processo de mudança, vão sendo restabelecidas. Pessoas com esquizofrenia, com sintomas de isolamento social, são acolhidas pelo grupo e conseguem ir aos poucos vencendo os sintomas negativos da doença. Pessoas com depressão recebem um apoio importante para conseguirem iniciar uma nova atividade, a rotina está estruturada dentro do hospital-dia, facilitando a ativação comportamental, e, assim, elas vão conseguindo retomar o prazer e a satisfação desses momentos, antes perdidos com o adoecimento.

O tratamento em hospital-dia traz uma gama muito grande de caminhos para que os pacientes possam se reconectar com padrões mais saudáveis e superem o adoecimento, retomando sua autonomia. Por isso, as atividades externas são inseridas como parte do tratamento.

© 2024 - CICLOS - Todos os direitos reservados.