BLOG

Semana da Gentileza: atitudes terapêuticas e transformadoras

As atividades terapêuticas desenvolvidas em hospitais-dia de saúde mental são, em grande parte, grupais.  A sintonia do grupo de pacientes, o acolhimento e o contato de um com o outro é, portanto, um fator  extremamente importante na melhora de cada um.

Tendo notado no grupo uma interação às vezes difícil entre alguns poucos pacientes, a equipe se debruçou a pensar qual seria a melhor forma de intervir em algo tão delicado.  E, assim, surgiu a ideia de trazer o tema da gentileza para todos e não apenas para os pacientes que estavam apresentando dificuldades nessa interação.  O tema será trabalhado de formas muito variadas,  durante o que a equipe denominou de “Semana da Gentileza”.

Segundo estudos da psicologia positiva – que é a parte da psicologia que, em lugar do adoecimento psíquico e seus tratamentos, estuda justamente o que faz bem psiquicamente, o que previne o adoecimento e o que eleva a qualidade de vida das pessoas – a gentileza é uma atitude que traz todos esses benefícios.  A gentileza desperta também outro sentimento muito importante, que é a gratidão.  E, assim, fortalece-se um ciclo de comportamentos e emoções que trazem bem-estar e elevam a qualidade dos vínculos, tornando-os ainda mais benéficos.

Dando início ao projeto, na última sexta-feira a equipe se reuniu para preparar o ambiente da clínica para receber os pacientes de uma forma diferente já nessa segunda-feira. Como resultado,  em cada canto da CICLOS pode-se encontrar um detalhe diferente que com certeza despertará o melhor de cada um!  E assim começou a Semana da Gentileza e dentre as atividades previstas para essa semana estão:

CAFÉ COM CANÇÃO: CORAL DOS FUNCIONÁRIOS:  Os Funcionários cantarão uma música para os pacientes no momento do café da manhã;

VÍRUS DA GENTILEZA: Apresentação do vídeo vírus da gentileza como disparador para a proposta da semana da gentileza;

CONSTRUÇÃO DO MURAL DA GENTILEZA: Pacientes deixarão mensagens no mural com sugestões de atitudes para um mundo gentil.

SEJA GENTIL COM SEU CORPO: Neila Alcantara, fisioterapeuta e professora de pilates do hospital-dia, irá trabalhar atividades da vida diária, mostrando a forma ideal para realizar os movimentos;

ALMOÇO NA ÁREA VERDE E DESCANSO GOSTOSO:  Arrumaremos juntos, equipe e pacientes, a área verde da CICLOS para o almoço e para o descanso!  Nesse dia, Léo, professor de dança e música foi convidado para fazer uma voz e violão!

GENTILEZA LÁ FORA: Ofertaremos no trânsito balas e cartões de gentileza construídos durante a semana para motoristas e pedestres.

SEJAM BEM-VINDOS:  Arrumaremos juntos o ambiente para receber o coral de deficientes visuais.  Após o lanche será feita a apresentação e depois um bate-papo.

Essas são algumas das belas atividades que preencherão os nossos dias nessa semana, que promete muitas transformações e reflexões.  O compartilhamento de experiências sobre como será vivenciar cada um desses momentos também é algo que está previsto e será muito enriquecedor.

Toda a equipe está muito feliz com tudo e os profissionais já relatam que a própria experiência deles na preparação e nos “bastidores” já foi capaz de despertar um prazer e alegria muito grandes.  “Esperamos esse efeito também no grupo de pacientes e demais funcionários e colaboradores! Todos serão alcançados pelos efeitos da gentileza!” – afirma Sarah Meireles, coordenadora da CICLOS.

“Orgulhamo-nos muito de ter uma equipe que trabalha em sintonia.  Ideias como essa são fruto de muita dedicação, partilha e troca.  Acreditamos que esse é o melhor caminho para se trabalhar com saúde mental: de forma responsável, técnica, aliando o conhecimento à criatividade e à afetividade” – completa Lucila Dórea, sócia e diretora da CICLOS.

É fácil de imaginar, mesmo para quem não é profissional da área da saúde, como essas atividades serão produtivas no sentido de auxiliar na melhora dos pacientes.  Vivenciar esses momentos pode ser muito valioso para, por exemplo, um paciente deprimido, ajudando-o a reencontrar o prazer nas atividades diárias ou, até, ajuda-lo a voltar a acreditar na vida. Para um paciente que sofre com o alcoolismo e vem sendo estigmatizado na família ou no ambiente de trabalho em consequência do uso abusivo da substância, essa “dose” de gentileza pode ter um grande valor e ser o diferencial para ele aderir ao tratamento; ou ainda, um paciente com esquizofrenia, que entre os sintomas negativos enfrenta a apatia e o isolamento social, ser convidado a participar dessas atividades pode ser mais um passo para a melhora desses sintomas.  Esse trabalho tocará cada paciente de uma forma diferente.

“Depois de atividades como essas observamos melhoras significativas em nossos pacientes”. – Afirma Tatiana Gonçalves, psicóloga da CICLOS.

E você, já foi gentil com alguém hoje?

© 2024 - CICLOS - Todos os direitos reservados.